domingo, 5 de julho de 2009

Sem dentes, mas com fome!

Ontem , quando eu voltava de um passeio, vi um senhor de muletas no metrô, que fez o seguinte discurso para que todos o escutassem: " Pessoal, será que alguém pode me dar uma ajuda. Eu estou com fome e quero comer pelo menos uma marmitex hoje. Eu, como vocês sou gente também! Sinto fome!"
Fome! Esta é a palavra chave para sensibilizar o ser humano.
Quem não sente fome?
Olhei para o senhor e lembrei de minha amiga Izabelle e de uma situação que vivemos juntas.
Antes, preciso fazer uma pausa e explicar algo. Izabelle é uma amiga de faculdade e nossa amizade começou porque temos pensamentos muito parecidos. Pretendemos com o jornalismo mudar um pouco a nossas realidade social. Porém em uma ocasião, uma criança de rua nos pediu R$ 1,70 para comprar um salgadinho. Nós, preocupadas com os problemas de nosso "mundinho", simplesmente ignoramos o pedido da criança. Eu de imediato fiquei indgnada com o pedido, pois se a pessoa tem vontade de comer, ela come o que dermos e não estipula valor para o que ela quer comer. Também lembrei que acrescentando mais R$ 0,60 a este valor eu pagaria uma condução minha para ir a escola. Que egoísmo o meu.
Dias depois, Izabelle conversou comigo e comentou o que deixamos acontecer, pois deixamos escapar de nossas mãos algo que acreditamos. Valores aos quais lutamos. a luta pelo social. Nos deparamos com a propria realidade e não fizemos nada para mudar isso. Até comentei com ela, que quando alguém tem fome, não fica escolhendo o que comer, nem estipula valor, e ela abriu meus olhos novamente com o seguinte argumento: " Se nós temos vontades, porque ele não? Ele também é um ser humano."
E quantos pessoas no mundo não pensam assim como eu? Confesso que fiquei dias com o coração apertado!
Como eu quero mudar o mundo assim?
Será que só palavras resolverão os problemas do mundo?
Claro que não!
E preciso agir!
Voltando ao Senhor com fome...
Quando escutei seu discurso, pensei comigo: " Não posso falhar novamente e deixar passar a oportunidade de agir e contribuir para um mundo melhor. Senão para o mundo, pelo menos para aliviar a fome daquele senhor.
Como eu não tinha dinheiro, perguntei ao senhor se ele aceitava uma maçã. " Claro que aceito!", respondeu o senhor. "Mesmo sem dentes, eu aceito! " Junto com a maçã, dei uma banana também, que era tudo o que eu tinha.
Outro fato que me sensibilizou foi a falta de dentes deste senhor.Quando eu ofereci a maçã, eu não poderia imaginar a dificuldade que ele teria ao comê-la. Que Gaf a minha. Dinovo! Mas sua resposta me confortou. A FOME supera qualquer empecilho.
Naquele dia, cheguei em casa com o coração mais leve. Comentei com minha mãe o ocorrido e fui jantar. Quando abri uma das panelas, vi que tinha carne cozida. E eu odeio carne cozida. Só que naquele dia apendi a gostar. Porque tenho dentes fortes e tenho uma variedade de comida no meu prato, e quem realmente sente fome não escolhe o que comer.

Nenhum comentário: