terça-feira, 28 de julho de 2009

É preciso saber viver...




Ufa! Terminei de ler de um livro ao qual adorei. Amo ler, mas por ter muitas tarefas (quem me conhece sabe da minha luta para conseguir bancar a paixão da minha vida, que é estudar), não consigo devorar os livros com tanta veemência. O nome do livro que li é " Porque os homens mentem e as mulheres choram?". Sei que não há nada de intelectual nisso e não vou fazer pose de intelectual aqui, mesmo porque, leio o que gosto. E para quem quer entender mais um pouco da psicologia feminina e masculina, esse livro é um prato cheio. Venho comentar aqui um dos assuntos do livro, que me fez refletir muito. Os autores falam sobre a aposentadoria no final do livro. Normalmente, a pessoa que se aposenta, passou anos e anos em uma rotina frenética. Acordava todos os dias sabendo muito bem o que iria fazer. Ir trabalhar, desempenhar suas funções e ser a pecinha fundamental da engrenagem de uma empresa. Quando chega o momento de se aposentar, a pessoa se sente perdida. Não sabe o que fazer da vida , e em muito casos, cai em depressão, por não se sentir mais útil a sociedade.
Sempre batalhamos por algo. Trabalhamos afincos em algo que muitas vezes não gostamos, só para pagar as dívida de nossos planos de vida ( pagar estudos, comprar um carro, casar, pagar casa, ter filhos, pagar estudos dos filhos e etc), e deixamos de lado pequenos prazeres da vida. Quando a trajetória de trabalho chega ao fim, percebemos que já vivemos muito e tudo o que sabemos e fizemos foi trabalhar.
Muitos homens, chegam a ficar deprimidos, porque tudo o que sempre souberam fazer na vida, foi cumprir com o papel de chefe de família, trazendo o dinheiro para casa.Quando suas esposas pensam que finalmente poderão desfrutar um pouco da vida com seus parceiros, se deparam com um robô totalmente desmotivado a realizar qualquer tarefa que não seja a que esta acostumado.

Agora me diz, do que adiantou ser responsável, cumprir todos os planos, trabalhar tanto, conquistar coisas e de uma hora para outra perceber que a sua vida se resumiu apenas nisto e ponto final. A vida não é só responsabilidades. “ Eu que o diga!”
Quantas vezes ao longo dessa minha pequena trajetória de vida, não deixei de fazer algo que gosto, pensando que mais à frente poderei desfrutar com mais tempo?
Mero engano! Meus livros na estante estão esperando até hoje para serem folheados.
Nos envolvemos tanto com as responsabilidades do dia a dia, nos estressamos para chegar mais a frente e perceber que não vivemos nada! Nada do que realmente queríamos viver. Desejamos durante toda nossa jornada poder ter um tempo para descansar, para desfrutar um pouco da vida . E quando esse dia chega, parece que estamos cansados demais para querer viver mais.

Bem, cada um faz o que acha que é bom para si, mas refletindo sobre isto, percebi o quanto já deixei de viver, simplesmente para correr atrás dos meus objetivos. Percebi quantos convites para sair recusei, porque precisava acordar cedo para trabalhar. E quantos amores deixei ir, sem ao menos ter sentido o sabor da felicidade? Quantas boas festas não fui por não ter tempo?
Então resolvi viver agora, antes de me sentir frustrada e amargamente arrependida por não ter vivido um bom momento. " É preciso saber viver!"




E aos jovens, que vivem intensamente, que continuem vivendo, pois a vida é um fio. Não sabemos NUNCA o que o amanhã nos reserva. Mas sabemos SEMPRE o que podemos fazer no AGORA.





Agora , me desculpe, mas tenho que ir a minha estante.

3 comentários:

Unknown disse...

...essa é minha amiga....perfect...

Unknown disse...

Ai amiga, amei o texto...tudo de bom...como sempre vc está de parabéns!!Bjos

Adeline disse...

Lembrei do nosso trabalho agora, ai que saudade *-*
"Não sois máquina, homem é o que sois" :P

Essa humanidade, viu...tsc tsc

Beeeeejo Cris!