sexta-feira, 31 de julho de 2009

Pré-conceito. Burburinhos do cotidiano.

Nada como ler!
Estava eu, sem um tema para escrever. Pensei então em escrever sobre o clima( não aguento mais chuva e frio!), influenza A e sobre os fretados em São Paulo. Mas burburinhos do cotidiano me fizeram mudar de idéia.
O assunto mais comentado entre os internautas, não é sobre o Senado e a declaração de nosso excelentíssimo presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA , que disse que crise no Senado não é problema dele. Claro! Só é problema dele o que o convinher. Esses políticos são mais escorregadios que quiabo!
Voltando aos burburinhos, esta semana, por intermédio de uma amiga, fiquei sabendo da polêmica em torno de Danilo Gentili e suas frases impactantes escritas no twitter.
A frase é a seguinte: "King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?"
Muitas pessoas com quem conversei achou a frase pré-conceituosa. Eu, para me certificar, entrei no blog dele, onde tem um post que gostei muito! Adoro pessoas que tem um senso crítico apurado.
Deixo bem claro aqui, que o meu objetivo não é defender ninguém, mas sim colocar o que penso em foco. Mas para entender melhor, entrem no blog dele:http://danilogentili.zip.net//.Para mim, Danilo Gentili só expressou sua opinião sobre determinado assunto e por causa desta frase, o caso foi levado ao Ministério Público Federal de São Paulo.
Nossa! Com tanta coisa importante para resolver, o MPF-SP teve que parar para isso? E não deu em nada!
Segundo o que foi publicado no site da folha on-line(31/07/2009 - 10h58 ), o assunto foi arquivado, por não considerarem a piada do integrante do programa CQC racista.
Conversando com um amigo meu, ele disse que toda piada que envolva macaco, tem um ar de racismo.
Meu Deus! Racismo porquê?
Em primeiro lugar, segundo a teoria da evolução, todos somos descendentes dos macacos. Então, eu também deveria me sentir humilhada com essa piada. Coisa que não ocorreu.
Segundo lugar, todo brasileiro tem um pouquinho do DNA africano. Portanto, mesmo que a cor da minha pele seja branca transparente, e a água oxigenada esteja explícita no meu cabelo, novamente digo que a piada deveria me ofender.

Sabe o que me irrita? É que o pré-conceito parte da própria pessoa que se sente ofendida. As pessoas se sentem inferiorizadas, por serem de outra cor, por não serem bonitos, por não terem dinheiro , entre outras coisas mais.
PARA!!!!!
Infelizmente, todos somos pré-conceituosos com alguma coisa e não podemos dizer que o ato pré-conceituoso seja coisa do passado. Ainda existem pessoas que gostam de praticá-lo de forma irracional, o que AO MEU VER, é coisa de gente que não tem “cabeça”. Lembrem-se: do mesmo jeito que você prática o pré-conceito, você também pode ser alvo dele.
Segundo a professora de antropologia , Silvana Bontorim( AMO essa professora), normalmente, quando praticamos o pré-conceito para com alguém, é porque este alguém tem algo que nos incomoda. Algo não resolvido em nós mesmos!

Acredito, que as pessoas deveriam parar de se inferiorizarem com algumas coisas. Me admira Hélio de La Peña, que conta tantas piadas, se sentir incomodado com a piada de Danilo Gentili, pois, para mim, La Peña é um dos exemplos mais claros de que o pré-conceito relacionado a cor não está com nada, demonstrando toda sua capacidade e inteligência no programa Casseta e Planeta. Outra exemplo de que a competência é independente da cor, é o ator Lazaro Ramos, que esbanja talento em filmes, novelas e seriados.

Precisamos parar de posar de coitados e ofendidos, pois são tantas as pessoas que vivem em condições desumanas, ou em condições física e ou de saúde especiais, e dão a volta por cima, mostrando-se capazes de tudo, não entregando-se aos obstáculos que a vida os impõe.







O pré-conceito não está com nada.
Afinal, Deus nos fez todos capazes!




Um comentário:

Adeline disse...

Esse negócio de usar leis pra se fazer de vítima já virou furada. Negros ofendem pessoas brancas também, e acredito que grande parte deles não têm noção de que podem ser processados, simplesmente por brancos "não terem sofrido da mesma forma que eles" e por saberem que hoje em dia, uma espécie de cultura em ciclo é passada a alguns instruindo a não chamar negro de negro, e sim de "moreno" e também a ter medo de ofender qualquer um que seja mais escuro.
Acho que o que ficou na história é pra ser estudado e analisado, e não vivenciado, muito menos esperando que hoje alguém vá lhes compensar os anos de escravidão e injustiça.
A lei contra o preconceito deve funcionar para todo tipo de ofensa à costumes e etnias, no caso, as pessoas que criticam Danilo Gentili tanto como qualquer outra pessoa que faz piadas simplesmente por fazer, deveriam colocar-se frente a um espelho e perceber, por si só, que são dotados das mesmas qualidades físicas que qualquer ser humano, não se tratando de um deficiente, claro, procurar mais o que fazer e soluções pra melhorar a qualidade de vida do PAÍS INTEIRO.