terça-feira, 10 de agosto de 2010

Roubar é jóia


Em setembro do ano passado escrevi um post sobre um menino que me pediu “ um um real “ na praça de alimentação de um shopping. Fiquei chocada com a contradição oferecida em determinada situação. Um pedinte em um shopping? Justo o Shopping, lugar moderno onde grande parte da população se isola do mundo lá fora, esquecendo tudo de ruim para se deliciar com o capitalismo . Mas a situação mudou. Nem os homens de preto, como dizia um amigo, com um revolver na cintura, intimida mais os ladrões, pois o up agora é roubar joalheria de shoppings, que é mais chic. Roubar bancos, postos de gasolina, lojas está fora de moda.


A primeira joalheria a ser assaltada foi a Tiffany, no shopping Cidade Jardim, zona oeste de São Paulo, no dia 16 de maio deste ano. Menos de um mês, no mesmo shopping, a loja da Rolex também foi assaltada. Erro ou não da administração do shopping, que mesmo depois do assalto, não tomou medidas mais rígidas em termos de segurança. O que é bom ressaltar nesta situação é que os assaltos foram realizados dentro de um ambiente considerado por maioria das pessoas seguro. Não enfatizo tanto o shopping Cidade Jardim, mas todos os shoppings, pois dentro deles encontramos todas as modernidades necessárias. Caixas eletrônicos, lojas, restaurantes, parques, cinemas, salas de boliche, salão para festas, supermercado e estacionamento. Um prato cheio para passar o dia inteiro sem perceber o tempo passar ou ter que se preocupar com assaltos. Pelo menos era assim que pensávamos.


Depois do assalto à Tiffany já foram notíciados pelo menos seis roubos a joalherias de SãoPaulo( shopping Ibirapuera, hipermercado Carrefour da rodovia Anchieta, em Avaré - interior de São Paulo e 2 no shopping Cidade Jardim).Fora do estado de São Paulo a CL Jóia do Rio de Janeiro e uma joalheria de Ivaiporã no Paraná também foram assaltadas. O último alvo dos aspirantes a jóais foi o Santana Parque Shopping, zona norte de São Paulo no dia 07/08 , sábado que antecedeu o dia dos pais, por volta das 22h30. A Casa das Alianças e JK Alianças foram assaltadas ao mesmo tempo. Houve um tiroteio, que até o momento ninguém sabe quem iniciou, no entanto, dois seguranças ficaram feridos.


Covensando sobre este caso no serviço, uma amiga comentou que sua filha esta proibida de sair com as amigas, principalmente se for ao shopping. Ficamos horrorizadas, porém sua justificativa foi mais que compreensiva. " Se eu não garantir a segurança da minha filha que é minha jóia, quem fará? "

E como não sentir medo se nem mesmo em casa nos sentimos seguros? Se balas perdidas atingem inocentes e quem realmente desestabelece a ordem e segurança fica livre?

Nenhum comentário: